Cozinheiro com Down cria marca de brigadeiro: Downlícia

Um jovem com Down, de 21 anos, que é cozinheiro desde os 9 anos, criou a própria marca do negócio: a DownLícia.

Publicado em
Cozinheiro com Down cria marca de brigadeiro: Downlícia

Gabriel Bernardes começou a fazer brigadeiros gourmet este ano e já contribui com as contas de casa em que mora com a mãe, a secretária Martha e a irmã mais velha, Carolina de 22, na zona sul de São Paulo.

“O Gabriel começou a se interessar por cozinhar com uns nove anos. Ele fazia sanduíches e sucos. Já maior, eu o ensinei a mexer no fogão, e ele aprendeu a fazer café, fritar ovo… Quando falava para alguém o que ele sabia fazer, percebia que a pessoa me olhava desacreditando. Foi assim que tive a ideia de gravar os vídeos”, fala Martha.

O primeiro vídeo foi do Gabriel coando um cafezinho e depois foram os vídeos dele fazendo macarrão com molho branco, bolo de coco e pastel.

Entre uma receita e outra, a mãe de Gabriel gravava outras cenas do cotidiano do filho, como ele se barbeando e fazendo aulas de bateria.

A iniciativa era pra mostrar a vida autônoma que o rapaz leva.

Segundo a mãe, Gabriel entende melhor os percursos de metrô do que ela.

Sai sozinho para resolver tarefas do dia a dia e tem conta em banco.

Encomendas

Em abril, depois de postar um vídeo no qual Gabriel aparecia fazendo brigadeiro de limão e de café, os conhecidos começaram a perguntar para Martha se eles estavam vendendo os doces.

A secretária pensou: “Por que não?”, afinal ,já pensava em ajudá-lo a encontrar um emprego.

Ela tinha problemas financeiros desde 2015, quando viu o próprio negócio decair.

Sem apoio financeiro do pai dos filhos, Martha teve de sair do apartamento alugado em que vivia para morar em outro bem mais simples, sem contrato formal.

A situação ficou tão difícil que ela teve que pedir auxílio de uma cesta básica na Igreja.

“Chegamos a não ter nada em casa para comer”, conta ela, que, logo depois, começou a trabalhar na secretaria da igreja, sua ocupação atual.

Kéfera

As primeiras encomendas vieram de pessoas conhecidas e o negócio engrenou.

Os pedidos agora chegam via redes sociais.

A página da Downlicia no Facebook tem mais de 17 mil curtidas.

No Instagram, Gabriel tem quase 20 mil seguidores.

“Não sei como os brigadeiros chegaram na youtuber Kéfera que até gravou um vídeo no Stories mostrando os doces e o folheto da marca”, diz a mãe.

Agora Gabriel concilia a produção dos brigadeiros com os estudos. Ele está no nono ano de uma escola especial e tem os passatempos típicos da idade: “Jogo videogame e vou na balada.”

Questionado sobre o tipo de música que gosta, ele responde rapidinho: “Rap e funk”.

Agora ele sonha em ter a própria loja e um carro.

Veja o canal do Gabriel no YouTube:

Com informações do Uol

Deixe um comentário